O Que é Ubuntu?

A Filosofia

Bem, primeiramente, vamos entender o que significa Ubuntu. A palavra Ubuntu é de origem sul-africana, que quer dizer "humanidade com os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos". Nada descreve de melhor forma a filosofia desse sistema operacional de licensa aberta, patrocinado pela Canonical Ltd.

A proposta do Ubuntu é ser um sistema operacional acessível para todos, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento, limitações físicas e, principalmente, condição financeira dos usuários. Para isso, a distribuição, que é baseada na distribuição Debian Linux, só pode conter softwares livres e gratuitos, que são mantidos e distribuídos através da Comunidade Ubuntu. A cada seis meses sai uma nova versão do Ubuntu, com suporte técnico de dezoito meses. O software é livre para ser copiado e distribuído, livre de qualquer taxa.

Recursos
Você deve estar meio receoso quanto a qualidade do Ubuntu. Afinal, é difícil acreditar que um sistema gratuito possa ter tantos recursos assim. Mas como você verá a seguir, o Ubuntu não perde em nada quanto aos recursos. Através dele, é possível navegar na web, ler seus e-mails, assistir vídeos, jogar os mais variados jogos, fazer planilhas eletrônicas, documentos, montar bancos de dados bem elaborados, editar imagens e tudo mais que os outros sistemas operacionais de licensa fechada oferecem. Algumas características do Ubuntu:

Interface - A interface do Ubuntu é altamente personalizável, podendo ser desde a mais simples como também a mais elaborada. Com softwares bem construídos, você pode, em minutos e com simples cliques, personalizar a interface do seu Ubuntu da forma que quiser. Os painéis permitem que você adicione atalhos dos programas que você mais usa, os locais que você mais acessa, como também monitorar a atividade da sua CPU, gerenciar recursos de som e vídeo, alternar entre janelas, deixar lembretes, ver dados do clima onde você está ou qualquer outra função que você queira, bem como acrescentar ícones animados para divertir o ambiente. Com suas múltiplas áreas de trabalho, é mais fácil se organizar, separando tarefas que, em outros sistemas, ficam amontoadas na barra de tarefas. Outro recurso legal do Ubuntu é o de Previews, que permite a pré-visualização de músicas se estas estiverem sendo apontadas pelo ponteiro do mouse.



Hardware - Não só pelo que os olhos podem ver mas também pelo que não pode o Ubuntu surpreende. O Ubuntu dá atualmente surporte para os mais variados tipos de hardware, inclusive placas de rede wireless, bluetooth, pen-drives e etc.

Programas - Como já dito, o Ubuntu possui uma série de programas gratuitos, mantidos por uma comunidade eficiente. A instalação de aplicativos em sistema tipo Linux era um "pouco" complicada antigamente. ANTIGAMENTE. Gráças ao formato de pacote .DEB, a instalação de aplicativos pode ser feitas com apenas alguns cliques, às vezes superando a facilidade do Windows. Ha também o recurso Adicionar/Remover..., com o qual você poderá escolher aplicativos por categorias, e popularidade. Com este recurso, você precisará apenas clicar no programa desejado para que ele seja automaticamente instalado, sem que necessite de qualquer intervenção durante o processo de instalação. São mais de 30.000 programas listados nesse repositório, então é bem provável que você encontre tudo o que precisa.

Dentre outras coisas, o Ubuntu, por ser uma distribuição Linux, não enfrenta o mesmo problema com vírus, tornando desnecessária a instalação de antivírus que consomem a memória e reduzem o desempenho da máquina.


Adquira o Ubuntu

Como já falado, o Ubuntu é uma distribuição gratuita, e pode ser conseguida de diversos modos:

Através de Download - A principal forma de distribuição do Ubuntu, o download da imagem de disco .iso gera menos custos e é a forma mais veloz e prática de se conseguir o Ubuntu. Para isso, basta clicar em uma das imagens abaixo, e com softwares que gravam imagens de disco .iso em discos, passá-los para um CD-R.







Pedindo seu CD - Para àqueles que não se importam de esperar para obter um CD mais bem trabalhado e com adesivos, a Canonical distribui gratuitamente, sem NENHU
M

CUSTO, CDs gravados, que vêm junto com adesivos. Para pedir seu CD, que leva mais ou menos 1 mês para ser entregue, basta se cadastrar na página abaixo e preencher as informações corretamente. A página é completamente segura, e serão necessárias poucas informações, como nome e endereço. Preencha os campos sem utilizar acentos, apenas as letras, mesmo que o nome da sua rua contenha um.


O Ubuntu possui a opção "Live CD", em que você poderá utilizar o sistema normalmente, como se você tivesse instalado-o em sua máquina. Essa opção não causa nenhum efeito no HD, e é aconselhada para àqueles que preferem testar o sistema antes de instalá-lo. Você pode também instalá-lo no Windows, como se fosse um programa, e removê-lo mais tarde, mas para aqueles que querem ver o sistema funcionando em sua máquina, a opção "Live CD" é mais aconselhável e segura. É possível acessar a Internet através do CD.

1 comentários:

Novidades

Anúncios